segunda-feira, 31 de maio de 2010

O viajante e o Jequitibá

Apresentação

Ao analisar o poeta suas idéias, rimas e as indagações do pensador. Percebem-se aspectos incomuns entre as inspirações de um e a visão científica do outro.

Por isso, através de textos poéticos, mas antes tudo de fundo científico, baseados nas aspirações que vivem e morrem, inspiram as nossas escolhas, mexem com os nossos costumes, nossos hábitos e às vezes são grandes como sonhos, outras se revelam pequenas e até mesquinhas. As aspirações podem se expressar nos mais diversos desejos: de comunicação, de realização, de liberdade.

Espera-se que com esta coletânea o leitor identifique-se nas entrelinhas destes exemplos e viaje como um viajante com seus passos incertos à procura do certo, eternamente descansando, à beira da estrada, na sombra do Jequitibá.

2 comentários:

  1. ...Não nos é permitido saber se a miragem vista ao longe é mesmo falsa, mas quando se parte em busca desta é porque no minimo o que julgamos ter por perto já não mais nos satisfaz,logo, perder ou continuar tendo ao nosso dispor pouca ou nenhuma diferença nos fará... É forte e parece cruel, mas se assim ão fosse o viajante que por vezes descança à sombra do jequitibá já não seria viajante...

    ResponderExcluir
  2. O humano na natureza
    A natureza e o homem se transformam mutuamente. O devir humano não se dá apenas na e pela natureza, mas, principalmente, na e pela cultura. Essa é uma visão predominante entre filósofos, antropólogos e cientista sociais.
    O homem se transforma no mundo que ele mesmo constrói: mundo social, cultural, histórico: o mundo humano.Assim, parece evidente que, para pensar e investigar a nossa identidade e o devir, é preciso estudar a cultura. Sim porque a cutura é condiçao para alguém se fazer, chamar-se e sentir-se humano.
    A cultura pode ser entendida num sentido bem amplo como o conjunto de práticas pelas quais os homens agem sobre e transformam o que está na natureza, tornando-se co-responsáveis com a natureza pelo mundo e pela humanidade que constroem. Cultura é a forma de viver em gurpos sociais especificos . Assim, você pensa cultura no singular e no plural. A cultura também e concedida como um conjunto de conhecimentos , de valores, de crenças, de idéias e de práticas de um grupo social, ou de um povo , ou de uma época.
    Por isso o devir humano é ao mesmo tempo devir natural e cultural

    ResponderExcluir